Psicóloga
Sandra Steinberg
CRP: 06 - 67393
Atendimento psicológico dentro da orientação psicanalítica Freudiana e Lacaniana
Sobre Sandra Mariela Steinberg Gonzaga de Oliveira
Nasci em Buenos Aires, onde vivi até os 29 anos de idade. Em 1998 vim ao Brasil, tendo escolhido a cidade de Santos/SP para morar e trabalhar.
Me formei em Psicologia em 1993 pela Universidad Argentina John F. Kennedy (Argentina).
De 1994 à 1998 fui residente em Psicologia Hospitalar, no Hospital "Evita", em Lanús, Província de Buenos Aires, Argentina. Neste hospital geral, tive minha primeira experiência clínica, trabalhando com crianças, adolescentes e adultos. Atendi pessoas com quadros graves de doenças orgânicas como câncer e de neuroses, psicoses, tentativas de suicídio e abuso de álcool e outras drogas. Aqui entendi da importância do cuidado da saúde mental conjuntamente com o resto das doenças orgânicas.
Possuo formação eminentemente psicanalítica, seguindo os conceitos teóricos de Sigmund Freud e Jacques Lacan, dentre outros teóricos que me ajudam a pensar a prática clínica.
Desenvolvo atuação clínica/profissional em consultório particular desde 1993, atendendo adolescentes a partir dos 12 anos (e suas famílias), adultos e idosos.
Pesquiso e trabalho também nas políticas públicas de Saúde Mental e Assistência Social. Trabalhei em Caps (Centro de Atenção Psicossocial) e atualmente trabalho num Cras (Centro de Referência de Assistência Social) com famílias em situação de vulnerabilidade social.
Nos últimos anos tenho acompanhado o avanço da sociedade quanto as questões de gênero e feminismos, estudando e me aprofundando no entendimento destas questões que nos impactam tanto profissional quanto pessoalmente.
Acredito no tripé: formação teórica, análise pessoal e supervisão como base e fundamento de uma atuação profissional pautada de forma ética.
Atuo como supervisora clínica de outros profissionais da área de Psicologia.
Atendimento Presencial e Online
A psicanálise é uma experiência da palavra entre o paciente e o analista. Se trata da possibilidade de abrir uma interrogação sobre o que está incomodando e fazendo sofrer.
Os sintomas podem ser uma oportunidade de entender e trabalharmos sobre o que se esconde por trás deles, de forma velada à consciência.
O inconsciente se expressa na fala, nos atos falhos (quando queremos dizer uma coisa e dizemos outra) nos sonhos, nas piadas, sintomas e conflitos psíquicos.
A psicanálise pode ser aplicada em todas as fases da vida e em todos as situações vitais.
-
Atendo desde os 12 anos de idade até idosos.
-
Além de atendimentos individuais, realizo atendimentos de família, casais e grupos temáticos ( para trabalharmos questões como adolescência hoje, mães e pais do século XXI, novas masculinidades, feminismos, lidando com perdas e lutos, e outros).
Atendimento psicológico dentro da orientação psicanalítica
Freudiana e Lacaniana
Psicanálise é o termo criado por Sigmund Freud para nomear um método particular de psicoterapia (ou tratamento pela fala), pautado na exploração do inconsciente com a ajuda da associação livre por parte do paciente e da interpretação por parte do psicanalista.
A psicanálise se propõe como uma alternativa ao discurso neoliberal da época, onde o próprio sujeito é culpado de todas as circunstâncias adversas que ele tem que viver neste mundo. Vai contra a obrigação de sermos máquinas de consumo, abrindo espaço e tempo para dar lugar ao que não anda bem, aos sentimentos, aos lutos que precisam ser realizados para viver a vida de uma forma mais leve e desde o desejo subjetivo.
A psicanálise é uma oportunidade para reinventar a própria história, vendo-a de uma maneira diferente, o que muda completamente a forma de se ver a si mesmo e ao mundo ao redor.
Textos e Artigos escrito pela Psicóloga Sandra Steinberg
CONTATO
Whatsapp: (13) 99145.01.77
E-mail: sandrulistein@hotmail.com
Endereço: Bairro Pompéia, Canal 2, Santos Ponto de referência: Próximo a Igreja Pompéia.