top of page

Psicóloga
Martha Krähenbühl

“CONHEÇA TODAS AS TEORIAS, DOMINE TODAS AS TÉCNICAS, MAS AO TOCAR UMA ALMA HUMANA, SEJA APENAS OUTRA ALMA HUMANA”

C.G.JUNG

constelação familiar_edited.png
Psicóloga Martha.jpeg

Psicóloga clínica, formada pelo Instituto Metodista de Ensino Superior - SBC, 1984.

Atendimento com abordagem junguiana.

Especialização em Psicologia Clínica e Psicossomática.

Capacitação em Tanatologia e Emergências clínicas - USP.

 Terapia de Casal.

Atendimento Presencial e Online.

O que é Tanatologia?

Tanatologia é o estudo científico da morte.
É uma área de conhecimentos e aplicação que visa a compreensão do processo de morte e o morrer.

O Psicólogo atua com pessoas que vivem o processo de LUTO pela perda de pessoas significativas, processos de adoecimento, acolhimento e entendimento de comportamentos autodestrutivos.


Auxilia também no alívio da ansiedade, raiva, medo, dor, angústia ou desejo de morrer assim como a melancolia e o pesar pela perda do outro e novas formas de encarar a vida e a morte.


A suíça Elisabeth Kubler-Ross foi a precursora da pesquisa sobre a morte e o morrer.
Sua definição dos cinco estágios do luto (Negação e Isolamento, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação), hoje reconhecida pela ciência, revolucionou a pesquisa nesse campo oferecendo ferramentas de trabalho para a assistência de pacientes e familiares a
lidarem de uma forma humanizada na finitude e transcendência da vida.


Ao se despedir da vida, em 2004, deixou um legado da maior  importância para a Psicologia e Psiquiatria. Ela dizia que o conhecimento teórico era importante mas de nada valeria se
não se trabalhasse com o coração e a alma e que a principal regra neste modelo de atendimento era levar em conta a opinião dos pacientes, sem julgá-los, ajudando-os e respeitando as escolhas e o tempo de cada um.


“O MORRER NÃO DEVE SER TEMIDO. ELE PODE SE TRANSFORMAR NA EXPERIÊNCIA MAIS FANTÁSTICA DA VIDA. TUDO DEPENDE DA FORMA COMO VOCÊ VIVE”
Elizabeth Kubler-Ross

Tanatologia

Minhas especializações

Terapia de Casal

Atendimento individual para adultos

Terapia em Família

Psicóloga em Santos

O que é a terapia Junguiana?

A terapia Junguiana é um tipo de psicoterapia baseada nos ensinamentos do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung.

 

Ele desenvolveu uma abordagem terapêutica que se concentra na compreensão dos processos psicológicos inconscientes, simbolismo e arquétipos. Jung acreditava que o objetivo da terapia era ajudar os pacientes a explorar e entender seu mundo interior, incluindo suas emoções, sonhos, fantasias e imagens.

 

Ele acreditava que isso poderia levar à auto-realização e ao desenvolvimento pessoal. A terapia Junguiana geralmente envolve conversas e explorações de questões profundas enfatizando a importância dos processos psicológicos inconscientes e a busca pela individuação.

 

A Psicologia Analítica nos dá uma ampla compreensão da alma humana e desenvolvimento da personalidade, os terapeutas junguianos trabalham com os pacientes para identificar padrões de comportamento e pensamento repetitivos que possam estar impedindo seu crescimento pessoal.

 

Eles também podem usar técnicas como a interpretação dos sonhos e o trabalho com imagens para ajudar os pacientes a entender melhor suas próprias mentes e emoções.

 

Existem frases emblemáticas que marcam profundamente a trajetória de todo o legado deixado por Jung, e uma delas é:

 

“CONHEÇA TODAS AS TEORIAS, DOMINE TODAS AS TÉCNICAS, MAS AO TOCAR UMA ALMA HUMANA, SEJA APENAS OUTRA ALMA HUMANA” C.G.JUNG

O que é psicossomática?

É uma ciência interdisciplinar que estuda os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e qualidade de vida das pessoas. É também conhecida como “doenças da alma”. Quando a nossa alma RESISTE aos seus desígnios , ADOECEMOS.


Corpo e mente estão completamente conectados.
O estado emocional de uma pessoa se manifesta de diversas formas no físico, afetando os órgãos de impacto.


Como o processo do adoecimento não é consciente, o corpo sinaliza através de sintomas que existe sofrimento psicológico; algo não está sendo conduzido de forma positiva, emoções e sentimentos não elaborados internamente estão causando ou agravando uma doença física.


A Psicossomática nos coloca diante da nossa realidade e escolhas.
Nós somos os causadores de nossas próprias doenças, mas também somos a CURA. Não é o caso de alimentar CULPA ou JULGAMENTO… a doença pode ser vista como uma "oportunidade" de olharmos para nós, de compreendermos sentimentos e conflitos internos disfuncionais, podendo desta maneira expandir a consciência e escolher uma forma mais saudável de como reagir e interpretar determinadas situações externas.


Não é o que vem de fora mas o COMO percebemos, interpretamos e reagimos a elas internamente.


A cura é uma combinação do tratamento físico e busca ressignificar o posicionamento interno revendo crenças, valores e atitudes. As doenças têm um significado simbólico e podem ser compreendidas como também superadas. Através delas podemos reorganizar o mundo interno, amadurecer e vivenciar a libertação de condições emocionais que já não fazem mais parte das escolhas do momento presente.


É necessário estarmos dispostos a nos permitir, sem resistência, a reconhecer o quanto ainda estamos tendo a oportunidade de nos conhecer e termos uma compreensão mais ampla de nós mesmos através da simbologia das doenças.
As respostas estão na nossa verdadeira essência… são descobertas valiosas para nossa evolução enquanto eternos estagiários da vida.


O processo das Mudanças internas são trabalhosas mas são portais que se abrem na consciência para nossa evolução.


Que consigamos, com humildade, reconhecer que é só através do autoconhecimento que podemos superar com maturidade os processos da vida e suas contrariedades.


“ É PARTE DA CURA O DESEJO DE SER CURADO”
Sêneca

Psicóloga Martha_.jpeg

CONTATO

Whatsapp: (13) 99788-6001

Endereço: R. Euclides da Cunha, 248 - Pompéia, Santos - SP

bottom of page